

Solutions.TI
A Solução que você precisa em Tecnologia ao seu alcance!
Como dito, são programas que são instalados nas máquinas de forma quase imperceptível a um usuário comum ou que não possua um software antivírus, ou até possui, mas está desatualizado. Muitos vírus são disseminados junto com outros softwares aparentemente inofensivos, por isso a importância de se manter tanto um bom software antivírus quanto o sistema operacional atualizados, o que diminui em muito a chance de infecção por uma destas pragas. Mas preste atenção: “diminui, mas não elimina completamente a chance de ser vítima de um bichinho destes que pode lhe causar alguns muitos incômodos!”
Os hábitos do usuário certamente são a maior porta de entrada para os vírus. Baixar arquivos e softwares de fontes não confiáveis ou pouco conhecidas, navegação em sites que não possuam qualquer tipo de certificação de segurança que ateste que o mesmo é seguro, abrir e-mails de remetentes desconhecidos são ações que facilitam a infecção do sistema por pragas.
Outro hábito muito comum que ajuda na disseminação de pragas é o compartilhamento de arquivos via pendrives.
Uma vez executado um software infectado pelo usuário, a praga se instala no sistema e dependendo das características do vírus podem causar deste uma simples lentidão no sistema, até deletar arquivos, capturar as teclas digitadas pelo usuário, capturar telas, roubar senhas, etc.
Então, as medidas de segurança mais importantes e eficazes para se evitar uma grande dor de cabeça e as vezes uma boa dor no bolso são:
1 - Monitore e se necessário mude seus hábitos de navegação.
2 – Mantenha seu sistema operacional e software atualizados.
3 – Evite utilizar pendrives que tem seu uso compartilhado em muitas máquinas.
4 – Não abra e-mails de enviados por quem você não conhece. Muitas vezes o assunto é algo que desperta a curiosidade como “Veja as nossas fotos da semana passada”.
5 – Cuidado com e-mail cujo remetente sejam órgãos governamentais como Detran, Receita Federal, Justiça Federal, Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública, Instituições financeiras, etc. Estes não enviam e-mails para seus “clientes ou usuários”, principalmente aquele que pedem para preencher determinado cadastro. “É uma cilada Bino”.
Caso o e-mail seja muito, muito, muito, mas muito convincente, gaste um tempo e ligue para o órgão remetente do e-mail e confirme se realmente foram eles.
Ainda há outros cuidados a serem tomados, mas seguindo esses passos você irá diminuir e MUITO a chance de ser infectado por alguma praga digital!
Agnaldo Luiz Navegante,
Tecnico em Tecnologia da Informação.
O que é um vírus de computador?

Os tão temidos vírus que infectam os sistemas operacionais, deixam a máquina lenta e o usuário a beira de um infarto quando se dá conta que seu TCC sumiu “do nada”, cabe dizer que a maioria NÃO FAZ backup, não é nada mais nada menos do que um programa de computador com “finalidades” que costumam causar muitos prejuízos.