

Solutions.TI
A Solução que você precisa em Tecnologia ao seu alcance!
Aquecimento do computador - um mal "quase" invisível.
feito a não ser uma boa limpeza e checagem do funcionamento das ventoinhas e troca de pasta térmica.
Alguns cuidados podem auxiliar a manter o computador com uma temperatura aceitável. Veja:
1 – No caso de desktops não utilize capas para evitar a entrada de pó com o computador ligado, vai diminuir a entrada de pó mas vai impedir a circulação de ar e consequentemente o ar quente vai ficar preso dentro do gabinete aumentando a temperatura. Mantenha a parte traseira do computador onde fica a fonte de alimentação afastado pelo menos 10 a 15 cm da parede para permitir a saída de ar quente oriundo do funcionamento da fonte.
2 – No caso de notebook, evite sua utilização em cima de camas, braços de sofá ou no colo em cima da perna. De maneira geral os notebooks possuem ranhuras na parte de baixo e laterais da carcaça que tem a função de permitir a saída de ar quente. Quando essas ranhuras são obstruídas o ar quente não sai e a temperatura aumenta muito podendo causar sérios danos aos componentes eletrônicos da placa mãe. Procure utilizar o notebook em superfícies planas e rígidas como uma mesa e de preferência sem toalha de mesa.
3 – Procure um técnico e realize a limpeza periódica dos dissipadores, ventoinhas, dutos de ar, desoxidação das placas e troca da pasta térmica. O ideal é que seja realizada limpeza a cada seis meses, mas esse tempo pode ser menos dependendo do ambiente em que o equipamento está operando. Fazendo assim, certamente você sempre manterá seu computador em ordem, pelo menos no que diz respeito aos componentes eletrônicos (hardware).
Agnaldo Luiz Navegante,
Tecnico em Tecnologia da Informação.

O computador está travando, desligando sozinho, apresentando lentidão. O sistema operacional está atualizado, o antivirus também. Você já fez a varredura em busca de “pragas” rodando no sistema e nada. Tudo limpinho! Então podemos começar a desconfiar de alguns problemas com o hardware e um dos mais comuns para este tipo de problema é o superaquecimento do computador.
São vários as causas que contribuem para o aquecimento excessivo do equipamento que vão desde a temperatura ambiente, onde o computador está acondicionado, falhas no sistema de refrigeração como ventoinhas, dissipadores e pasta térmica ou excesso de pó nestes sistemas… sim, sujeira mesmo!
É impossível impedir que tanto a ventoinha quanto o dissipador sejam alvejados por pó, mas é completamente possível impedir o acumulo excessivo do mesmo no sistema.
O fato é que quando chega neste ponto onde ocorrem os desligamentos e lentidão do sistema não há muito mais o que ser